PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO NAS COMUNIDADES

Emater Lisi

Emater Lisi

No primeiro trimestre do ano, a EMATER, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou nos Clubes de Mães do interior, totalizando seis comunidades, palestra sobre Depressão com a Psicóloga Elisiane. O objetivo da palestra foi a prevenção desta doença e também esclarecimento sobre o tema.

A depressão é diferente da tristeza normal ou da simples desmotivação, na medida em que a depressão anula o seu dia-a-dia, interferindo com a sua capacidade de trabalhar, estudar, comer, dormir e divertir-se. Os sentimentos de desamparo, desesperança, inutilidade são intensos e implacáveis, com pouco ou nenhuma alívio. Há uma grande diferença entre tristeza e depressão. A tristeza pode ocorrer desencadeada por algum fato do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre com aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que quinze a vinte dias. Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave.

Atualmente, a depressão afeta 340 milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, uma em cada cinco pessoas em algum momento da vida já apresentou ou apresentará quadro depressivo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa deve se tornar a principal doença  nos próximos vinte anos.

Então se você tiver por no mínimo dois meses na maior parte dos dias uma alteração no humor (choro), falta de prazer nas atividades que antes fazia, alterações no sono e no apetite, procure ajuda de um psicólogo e ou psiquiatra, para iniciar o tratamento através de medicação e terapia para mudança de pensamentos e comportamento. Além do tratamento psicofarmacológico, o paciente deve ter força de vontade para vencer a depressão, e contar com o apoio de familiares e amigos.

 

APP Marketing Digital / Marketing Digital