Integrantes de clubes de mães aprendem a fazer sal temperado e balas de gengibre

Buscando estimular o uso de plantas aromáticas e condimentares na alimentação, neste mês a Ascar/Emater-RS realizou junto aos clubes de mães uma demonstração de como utilizar os temperos na preparação de sal temperado e, também, como preparar cristais ou balas de gengibre. Segundo a extensionista social da Ascar/Emater-RS, Rejane Polese, “os tradicionais temperos e chás podem ser cultivados em pequenas hortas e vasos, o que facilita a utilização dos mesmos”.

Ainda, de acordo com Rejane, é importante o resgate e a utilização das plantas aromáticas e condimentares, pois são mais saudáveis: “usando mais os temperos podemos diminuir o uso do sal que é prejudicial à saúde”. A extensionista também informa que, além do sal temperado, pode-se fazer óleo e vinagre aromatizados.

Confira as receitas dos sais:

SAL TEMPERADO
Ingredientes:
1kg de sal; 100g de alho; 2 colheres de sopa de salsa picada; 2 colheres de cebolinha picada; 1 colher de manjerona picada e 1 colher de alecrim picado.

Modo de fazer:
O alho e os demais temperos devem ser picados bem finos e misturados ao sal ou triture o sal com as ervas no liquidificador. Após o procedimento, armazene em vidros, potes ou saquinhos plásticos.

SAL DE ERVAS
São 4 porções em quantidades iguais: alecrim, mangericão, orégano e sal. É ideal para quem precisa diminuir o uso do sal e manter a pressão controlada. A mistura pode ser usada em qualquer alimento. O modo de fazer é igual ao do sal temperado.

Obs: pode-se usar outras ervas, mas sempre respeitando as 4 porções.

APP Marketing Digital / Marketing Digital