G10 debate saúde em Relvado

A reunião do G10, grupo dos Municípios da região Alta do Vale, aconteceu no dia 29 de agosto, na sala de reunião do Centro Administrativo de Relvado. O prefeito anfitrião, Adroaldo Da Croce recepcionou junto com a primeira-dama, Andriane os prefeitos e secretários da saúde dos municípios que compõem o G 10.

A reunião foi coordenada pelo prefeito Paulo Costi de Encantado, presidente do grupo, o qual explanou que várias são as prioridades da região, mas uma em especial seria debatida no encontro, a questão da saúde, por isso a presença dos secretários da área. O secretário da saúde de Encantado, Marino Deves, iniciou falando sobre o tema, onde afirmou que não há caos na saúde, o que existe são dificuldades, pois há muita coisa boa acontecendo nesta área na região, principalmente no Vale do Taquari, onde existem ótimas referências como por exemplo a neurologia, e a cardiologia que funcionam muito bem.

Marino falou aos presentes, sobre o andamento das tratativas com o Hospital Santa Teresinha, colocando que a entidade mantenedora irá construir um prédio com três andares centralizando um novo bloco cirúrgico, a UTI com 10 leitos, uma central de gases, farmácia, etc. Também foram adquiridos pelo SUS aparelhos de videocirúrgia, raio x e mamografia digital, os quais não existem na região.

“Como meta na área da saúde, tendo em vista que hoje os municípios fazem muito bem a atenção básica, na realização da prevenção, a intenção é abrir as portas do Hospital Santa Teresinha para toda a região, buscar ampliar a rede de serviços credenciados ao SUS, tornando-o um hospital público regional e ainda buscar uma referência regional que é a traumatologia e buscar várias outras especialidades médicas com foco na cirurgia geral e traumato,” diz Marino que teve o consenso dos prefeitos e secretários da saúde presentes.

O Centro Oftalmológico também fez parte da discussão, onde foi afirmado que o Consisa será o gestor do mesmo, o qual não sairá de Encantado. A próxima reunião ficou agendada para o dia 24 de setembro, no município de Nova Bréscia, a partir das 14 horas.

Matéria: Gisa – Jornal Antena
Fotos: Lizeli Bergamaschi – Amturvales

APP Marketing Digital / Marketing Digital