Projeto de música entre os três melhores do estado

20140731161748_30JUL14_Cultura_026

Premiação destacou iniciativas culturais dos municípios gaúchos no ano de 2014

A ação “A Música que Alegra e Sensibiliza uma Comunidade”, que retrata as iniciativas relacionadas à música no município, alcançou destaque estadual na última semana. O projeto desenvolvido pela pasta municipal de Educação e Cultura foi selecionado entre os três melhores do Rio Grande do Sul, concorrendo ao Prêmio Cultura Famurs – Codic 2014.

A entrega foi feita pelo Presidente da Famurs, Seger Menegaz, e pelo Presidente do CODIC, Gil Deison Lopes Pereira, ao prefeito Adroaldo Da Croce durante o 1º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Cultura e 21º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do RS, realizado em Porto Alegre, nos diaaasss 30 e 31 de julho. A promoção foi da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul (Codic).
O prefeito Adroaldo Da Croce ressaltou a importância da premiação e os motivos que levam Relvado a investir em projetos do gênero. “A cultura reforça a identidade de um povo. É através dela que uma comunidade se faz conhecer e reconhecer. Além de representar o município como um todo, seja nos eventos internos ou em eventos regionais, as manifestações culturais embelezam e dão sentido às iniciativas empreendidas pela municipalidade”, ressalta, destacando que o sentido estético e a sensibilidade também são desenvolvidos e fortalecidos através da música, do teatro, da pintura, da dança e de demais formas de cultura.

No ano de 2013, a Administração Municipal cadastrou o projeto da Banda Orquestral, sendo um entre nove municípios do Rio Grande do Sul a ser reconhecido e selecionado, recebendo instrumentos de sopro da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Neste ano, ampliou a carga horária das oficinas para incrementar a ação cultural premiada, que propõe aulas de vocal e instrumentos musicais para crianças, adolescentes e adultos, além de revitalizar a Orquestra Municipal.
O coordenador das aulas de música no município, professor Clóvis Frozza, destaca que os resultados obtidos até o momento são gratificantes. “Percebe-se que os alunos envolvidos há mais tempo desenvolveram uma maior capacidade motora e rítmica, conseguindo, com grande facilidade, ampliar seus dotes técnicos.”

De acordo com Frozza, “o mais importante é caminharmos a passos de formiga, dia-a-dia, criando nos alunos envolvidos novos e intensos laços de amizade, carinho, afeto e foco na atividade proposta, o que logicamente, farão em todas as demais atividades nas quais estarão envolvidos.”

Também participaram do evento a primeira-dama, Andreana Da Croce, e secretária adjunta de Educação e Cultura, Luciana Maria Laude Ferronato. Para Luciana, o reconhecimento da ação cultural demonstra a importância da cultura para as comunidades, por mais pequena que seja em números absolutos, seja de população ou de orçamento público. O que realmente conta é a disposição em agir, a devida distribuição orçamentária entre os setores e a sensibilidade para perceber que os projetos culturais devem ter perenidade e ultrapassar mandatos políticos, pois a cultura não é política de governo e sim política pública.”

 

Incremento musical

A Funarte premiou a Banda Orquestral de Relvado pelo projeto encaminhado no ano de 2013 ao edital “Prêmio Funarte de apoio a Bandas de Música”. O conjunto musical recebeu duas flautas transversas em dó.
Segundo Luciana, no momento em que a orquestra está sendo revitalizada, os instrumentos enriquecerão a variedade do acervo e a qualidade das apresentações, incentivando os participantes da oficina que tem coordenação de Frozza e promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ao todo, a atividade conta com 17 integrantes entre crianças, adolescentes e adultos. Destes, nove tocam instrumentos específicos de sopro. Os demais projetos envolvendo música executados no município são: acordeom, flauta doce, teclado, vocal, guitarra, violão, reunindo cerca de 200 participantes em todo o município.

APP Marketing Digital / Marketing Digital