Pau-Brasil

Prestes a adentrar na semana de comemoração à semana da Pátria, os alunos das escolas da rede municipal realizaram uma atividade diferente no dia 29 de agosto: conheceram um pouco mais sobre a história do Brasil.

O trabalho foi coordenado pela bióloga Josiane Carboni, do setor de Meio Ambiente do município, que explicou aos alunos um pouco da história da colonização do Brasil e a origem do seu nome, tudo para introduzir a atividade que seria realizada na sequência: Plantar uma muda de Pau-brasil, árvore símbolo do país.

O Pau-brasil é uma espécie nativa da Mata Atlântica e foi amplamente explorada pelos portugueses no período colonial. É uma espécie de grande porte, podendo atingir 30 metros de altura. Sua madeira dura, vermelha e pesada produz um corante vermelho chamado brasileína, bastante usado para tingir os tecidos naquele período. Estudos apontam que o Pau-brasil apresenta ainda diversas propriedades medicinais provenientes das folhas, casca e do próprio corante, especialmente contra a asma.

Depois de conhecer a historia da árvore que deu o nome ao Brasil, foi realizado o plantio da muda de Pau-brasil, a qual foi gentilmente doada pelo Sr. Santo Cantu, professor aposentado que foi também o primeiro Secretario da Educação do município de Relvado. Santo Cantu participou do plantio da muda e também conversou com os alunos.

A muda da árvore símbolo do Brasil foi plantada ao lado do Centro Administrativo Municipal, coincidentemente, ao lado de exemplares de Ipê Amarelo, tida como a flor símbolo do país. Lado a lado, as duas espécies embelezarão o prédio histórico e poderão ser admiradas pelos munícipes e visitantes.

APP Marketing Digital / Marketing Digital