Palestra sobre memória nas Comunidades sobre Memória

Em parceria entre a Emater/ASCAR e a Secretaria de Assistência Social, a Psicóloga Elisiane se deslocou até os clubes de mães onde acontecem com os encontros mensais com a Extencionist Rejane para falar sobre a Memória.

Ao longo da vida, o cérebro vai perdendo neurônios e, por isso, é importante estimulá-lo no dia a dia para que ele recupere essa perda e crie cada vez mais conexões. Quanto mais conexões, maior a capacidade da pessoa realizar determinadas funções e, no caso dos idosos, é extremamente importante que haja estímulos externos para isso.

memória, portanto, é basicamente a capacidade humana de inscrever, conservar, e relembrar mentalmente vivências, conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em um tempo passado. E está dividida em três partes: memória de curto prazo, de médio prazo e de longo prazo.

Treinar as habilidades cognitivas melhora a atenção, a linguagem, a visão espacial, o raciocínio logico, a coordenação motora, além de ajudar a prevenir doenças degenerativas da mente como Amnésia, o Mal de Alzheimer. E também proporcionando que as pessoas se sintam mais capazes, promovendo autoconfiança, autoestima e qualidade de vida.

Para manter uma memória saudável é preciso estar atento a alimentação saudável, fazer exercícios físicos, evitar o uso drogas licitas e ilícitas, ter uma boa noite de sono como também levar uma vida com mais bom humor assim evitando o stress. E buscar atividades lúdicas que possam estimular a memória como: leitura, jogo de cartas, jogo da memória, dominó, xadrez, caça palavras, palavras cruzadas, artesanato, música, dança entre outros.

Pequenos lapsos de memória no nosso dia são considerados normais desde que aconteçam esporadicamente. Devemos nos preocupar quando os esquecimentos se tornam frequentes e intensos, esquecendo de coisas muito obvias como exemplo o nome do neto que vê todos os finais de semana. Então é necessário procurar um especialista para poder investigar a causa deste esquecimento. Cuide-se tanto do corpo físico quanto da mente, é preciso de ambos para ter uma vida saudável.

Palestra nas comunidades

APP Marketing Digital / Marketing Digital