Formação Continuada da Secretaria de Educação – Recesso Escolar de Julho/2014

DESENHO INFANTIL

As crianças têm necessidade de desenhar para mostrarem o que são ou o que querem. Através do desenho, a criança supõe seu mundo interior, seus conflitos, seus receios, suas descobertas, suas alegrias, sua imaginação e o quanto estão se desenvolvendo. Desta forma, a atuação pedagógica é fundamental no apoio a esse processo evolutivo.

Com o objetivo de envolver os docentes e levá-los a valorizar ainda mais os desenhos infantis, aprender e compreender as mensagens que as crianças passam através dos desenhos, as professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental de nosso município participaram nos dias 18 e 19 de julho do Curso de Formação Continuada sobre “A Leitura do Desenho Infantil” com orientações da professora, neuropsicopedagoga e psicomotricista Juliane Feldmann.

 

A CRIANÇA E OS LIMITES

Na tarde do dia 21 de julho os pais e professores dos alunos da EMEI Amiguinhos da Natureza presenciaram uma palestra ministrada pela psicóloga Elisiane Valandro que tratou sobre “Limites e o desenvolvimento da criança”. Após a palestra, pais e professores conversaram sobre avaliações dos alunos, juntamente com a entrega dos Pareceres Descritivos referente ao 1º Semestre/2014.

 

TROCAS DE EXPERIÊNCIAS

Dia 22 de julho as professoras da EMEI Amiguinhos da Natureza participaram de uma formação e troca de experiências com a professora Joana Paula Luft que tratou sobre “Vivências na Educação Infantil”. Foi uma tarde muito proveitosa onde as professoras tiveram a oportunidade de compartilhar suas práticas e vivências na Educação Infantil.

 

ALFABETIZAÇÃO

Nas tardes dos dias 23 e 24 de julho, as professoras da rede municipal de Ensino Fundamental participaram da formação continuada do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa” com a orientadora de estudos Daiane Giacomolli, que vem fazendo um trabalho de acordo com as propostas do Ministério de Educação, que é de garantir os direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos estudantes para a melhoria da qualidade de ensino público brasileiro.

 

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR

Funcionárias das escolas e do Centro Administrativo, bem como nutricionista e Secretária Adjunta de Educação, participaram de uma formação continuada sobre “Organização e Limpeza no ambiente escolar” nos dias 22 e 23 de julho em Encantado, com a instrutora Arleide Scaravonatti Zen. Na oportunidade, aprenderam como produzir materiais alternativos e ecológicos para limpeza, e dicas de organização do tempo.

 

APP Marketing Digital / Marketing Digital