Filó: a festa italiana

Encerrando as comemorações do 29º aniversário de Emancipação Político-Administrativa de Relvado, a Administração Municipal realizou a Noite da Etnia Italiana no dia 12 de maio.

As crianças da Oficina de Dança, organizadas pela professora Adriana Restelli, impressionaram as mais de 500 pessoas presentes, quando entraram no Ginásio Municipal dentro de um barco, encenando a chegada dos imigrantes italianos ao Brasil. Os pais também foram envolvidos nesta apresentação, dançando a “Funiculí, Funiculá”, música tradicional italiana.

Como era uma noite italiana, não pôde faltar o hino dos imigrantes: “Mérica, Mérica”, cantado pelo Grupo La Felicitá, envolvendo o público a cantar junto. O Grupo, dirigido pelo professor Dothan Herbes, também apresentou outros clássicos da etnia italiana.

Sob a direção de Daniel Burghardt, o grupo de teatro de Relvado, como em todas as suas aparições, arrancou gargalhadas com a peça “La Nonna”.

O Prefeito, Odi Lorenzini, reforçou a importância de cultivar os costumes dos antepassados, principalmente, o Filó, quando as famílias se reuniam à noite para conversar e levavam consigo um prato para partilhar com o dono da casa.

Assim como antigamente, os participantes do Filó colaboraram com um prato típico italiano que foi compartilhado junto com a polenta, salame, queijo e todas as outras farturas da mesa italiana.

A Administração agradece os servidores públicos e voluntários que contribuíram para que o Filó fosse uma noite de encontro com os amigos e fortalecimento da cultura.

APP Marketing Digital / Marketing Digital